Imposto de renda MEI

Hoje em dia, o Microempresário Individual (MEI) é uma opção de trabalho que cresceu muito no país. Contudo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a esse tipo de trabalhador. Sendo uma delas referente a declaração do Imposto de Renda MEI.

Sendo assim, se você quer ficar por dentro de todas as informações mais importantes e relevantes sobre como Declarar do Imposto de Renda MEI, continue aqui conosco. 

O que é MEI?

O MEI é nada mais nada menos do que a abreviação de Microempresário Individual. Ele nada mais é do que um registro oficial, permitido pelo governo brasileiro, destinado às pessoas que trabalham como profissional autônomo, ou seja, por conta própria ou que possuem um micro negócio. 

Sendo assim, você se torna um MEI, você poderá emitir notas fiscais e passará a ter obrigações e direitos, assim como outros empresários do Brasil. É importante lembrar que o faturamento mensal de um MEI deverá ser no máximo R$ 81 mil por ano.

MEI precisa declarar Imposto de Renda?

Sim, de uma forma geral, quem é um Microempresário Individual (MEI) é obrigado a informar os rendimentos do seu negócio. Sendo que esse procedimento deverá ser realizado através da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). 

A DASN-SIMEI nada mais é do que uma declaração de Imposto de Renda MEI. Através dela você deverá apresentar e declarar os rendimentos anuais conquistados pela atividade do seu negócio.

O que declarar no Imposto de Renda MEI?

Como dito anteriormente, você deverá informar todo a seu ganho com a atividade que você exerce como MEI, ou seja, toda a sua receita bruta anual deverá ser declarada na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI).

Além disso, é importante ressaltar que esses valores também serão muito importantes no preenchimento do relatório mensal que deverá ser enviado ao governo. Confira mais sobre esse assunto abaixo.

Procedimento para declarar Imposto de Renda MEI?

Confira agora mesmo o passo a passo para você realizar a declaração de Imposto de Renda MEI, ou seja, a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). 

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional
  2. Faça a identificação com seu CNPJ
  3. Prepare um relatório com todas as receitas obtidas mensalmente na atividade que você exerce como MEI, isso inclui, todas as notas fiscais que você emitiu ao longo do ano passado, assim como os comprovantes das despesas que você teve como microempreendedor
  4. Envie para o governo

É importante lembrar que você poderá ter que declarar esse ganho também como pessoa física, isso é, com seu CPF através da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Prazo para a declaração do MEI no IR 2019

O envio da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) deverá ser realizado até o dia 31 de maio. Sendo assim, se atente sempre as datas, isso devido ao fato de que o atraso no envio deste documento, gera multa com valor mínimo de R$50,00. 

Além disso, o prazo para envio para a declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas para a Receita é até o dia 30.

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *